quinta-feira, 27 de maio de 2010

a sociedade e o indio

Há um tempo atrás eu estava assistindo uma palestra sobre a Sociedade e suas terríveis aceitações. O que me marcou muito foi a História que o palestrante contou. Ele o palestrante estava encarregado de receber 2 Índios de uma certa tribo que ele havia
visitado e ficado por la durante um tempo aprendendo sua cultura e língua. Esta tribo fica aqui mesmo no Brasil. O palestrante foi receber os Índios e ficou com a tarefa de passear pela cidade com eles. Eles visitaram metade da cidade de São Paulo e o palestrante resolveu leva-los ao Mercado Municipal tal qual é muito bonito e um dos mais belos Patrimônios de São Paulo. Chegaram la entraram e o Cacique ficou encantado com tanta comida(Maior riquezas para eles) empilhada e de fato o Mercado é muito bonito, porém ao observar mais o Cacique reparou que havia no chão uma criança suja com roupas rasgadas pegando as comidas que no chão caia e estragavam. Achando a cena estranha o Cacique perguntou ao palestrante: - O que ele está fazendo? - O palestrante meio acanhado responde: - Ele está pegando as comidas que caem para se alimentar - O Cacique bastante confuso lhe revida: - Não entendo, por que ele pega comida suja e feia do chão sendo que tem comida bonita ali - O palestrante sem entender pq ele não entende responde: - Ora, de fato por que ele não tem dinheiro - Agora já não entendendo mais nada mesmo o Cacique pergunta: - E como ele pega dinheiro? o palestrante responde: - Quando se é criança os pais que dão! - Nervoso o Cacique se esforçava para entender e lhe pergunta novamente: - E os pais deles não dão dinheiro pra ele por que? - O palestrante com a voz bem baixa responde: - Os pais deles não tem dinheiro também, na verdade nem sei se ele conhece os Pais - O Cacique virou para o lado começou a andar e olhar e observar as pessoas e a fartura de comida que havia no Mercado Municipal e não entendia o porque do garoto se alimentar da comida 'feia' do chão e olhava com cara de interrogação pra tudo, parou abaixou a cabeça, balançou para um lado e para o outro aproximou-se mais perto do outro Índio falou 2 ou 3 palavras com o mesmo e dirigiu-se ao palestrante e disse: Não quero mais ficar aqui. Eu quero voltar para a minha tribo.

Penso eu na minha humilde opinião que se os Índios que ali estavam diante de uma criança que se alimentava de resquícios de comida que caem ao chão, tivessem vivido em nossa Sociedade, se eles os Índios tivessem frequentados as nossas escolas, Igrejas e convivido com a 'civilização'', eles achariam NORMAL aquela criança suja e semblante triste comendo comida 'feia', achariam NORMAL ver pessoas dormindo ao chão sendo metralhadas ficar pra segundo caso, pois a primeiro caso é a notícia do Adriano fora da lista do Dunga. Então enquanto crescermos com essa sociedade que TUDO aceita e TUDO se encaixa, as notícias de destaques serão: 'Ronaldo diz que flamengo é passado' e nós vamos nos acostumando e achamos NORMAL moradores de ruas morrerem e achamos ANORMAL Dunga não levar Ronaldinho Gaúcho! Vou ficando por aqui que estou ficando com nojo de mim mesmo de ter um edredon quente e macio e dormir pensando que o brasil vai perder a copa. Civilizados pra mim sempre foram eles os Índios que entendem que NUNCA é NORMAL uma criança comer comida 'feia' diante de um monte de comida 'bonita'.

nessas horas lembro que nunca devo conformar, mas transformar pela renovação de minha mente.
--
Dudu Nato

Nenhum comentário:

Postar um comentário